Atividades de Enriquecimento Curricular

Artes

MÚSICA

O projeto de Música é oferecido para os alunos da Educação Infantil durante o período regular de aula e para os alunos de 2º ao 5º Ano no Integral Opcional. Nessas aulas de educação musical, ritmo, voz, e corpo são instrumentos do nosso trabalho. Dentro dessa proposta as crianças identificam os tipos de sons, conhecem as características dos mesmos e suas produções; pesquisam sobre diferentes ritmos e suas histórias; estimulam a descoberta da infinidade de combinações musicais; trabalham a coordenação motora e a percepção de espaço e som.

 

A concentração nessas aulas é muito trabalhada, pois as crianças desenvolvem a memória musical, através de jogos e brincadeiras que  trabalham  as teorias musicais.

Brincar com a voz, cantar  faz parte da rotina das aulas de música.  Nas aulas de música do integral são apresentados alguns  instrumentos como: violão, teclado, saxofone, flauta doce, pandeiro, triângulo, reco-reco, maracá e gaita. É explorada a  identificação de  suas partes, como montá-los e  suas principais características . O processo ensino-aprendizagem para tocar um instrumento ocorre de acordo com interesses dos alunos. São realizadas apresentações  musicais  dentro do espaço escolar.

 

ARTES PLÁSTICAS

O trabalho tem como objetivo promover a expressão e a comunicação por meio da arte articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir as produções artísticas. Também acontece a interação com diversos materiais, instrumentos e procedimentos variados em nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais. Para isso, é preciso compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferentes padrões artísticos e estéticos (PCN- MEC 1997, p.53), ampliando, portanto a habilidade de identificar, criar, desenhar, pintar, modelar e improvisar obras de arte. No processo de criação, a criança sente e identifica a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos e sensações. No ateliê de arte o aluno desenvolve habilidades e competências artísticas individuais e coletivas e a Mostra de Arte da Interamérica é um evento no qual eles expõem estudos e atividades desenvolvidos nessas aulas.

 

TEATRO

As aulas de Teatro ampliam as inteligências: linguística ou verbal, corporal, inteligência pictórica (artes) interpessoal (relação com o outro) e as intrapessoais (auto-estima). O exercício de desinibição é realizado através da criação de personagens, que possibilitam a criança improvisar cenas enfatizando a expressão facial e corporal por meio das mais diversas técnicas teatrais. As atividades de expressão corporal, auxiliam e ampliam a capacidade de compreender e interpretar diferentes textos, pois é através da leitura e do significado dado à mesma que os alunos criam as expressões adequadas. No final do ano, cada turma apresenta um tema trabalhado ao longo do ano para suas respectivas famílias.

SETOR BUENO (Ed. Infantil e Ens. Fundamental I): Rua T-30 n.2455 St. Bueno, Goiânia-GO | Fone: (62) 3526-8500
JARDIM América (Ens. Fundamental II): Rua C-242 n.42 Jardim América, Goiânia-GO | Fone: (62) 3526-8550
desenvolvido por: 4mãos + gosites